A VISÃO DE SÃO JOÃO BOSCO

Nascimento: 16/08/1815
Falecimento (Nascimento para o céu): 31/01/1888
Beatificação: 02/06/1929
Canonização: 01/04/1934
Celebração Litúrgica: 31 de janeiro
João Melquior Bosco nasceu em 16/08/1815, na cidade de Becchi, no Piemonte, ao norte da Itália. Vindo de uma família humilde de camponeses. Se tornou órfão de pai, porém sua mãe, Margarida Occhiena, lhe proveu educação, espiritualidade e uma sólida formação cristã.
Passou por grandes dificuldades durante sua infância, juventude e seus primeiros estudos. Fato que o levou a sair de casa, pois tinha um relacionamento muito difícil com o seu irmão mais velho que não aceitava o fato dele trabalhar e estudar.
Seu dom para o sacerdócio o acompanhou desde cedo onde ele manifestava seu desejo de cuidar dos meninos pobres.
Foi ordenado sacerdote em 5 de junho de 1841 após entrar para o seminário de Chieri em 1835. Suas visitas aos presídios em Turim fizeram com que João Bosco observasse a quantidade de jovens pelas ruas onde muitos deles viviam na criminalidade devido a falta de estudos, trabalho e, acima de tudo, uma relação familiar consistente. Esta cena caótica tocou seu coração e ele sentiu que poderia fazer algo para minimizar a situação desses jovens em risco.
No dia 08 de dezembro de 1841, ele deu início a sua catequese, quando rezou a Ave Maria com um jovem chamado Bartolomeu Garelli. Este jovem não só voltou outras vezes mas também trouxe outros amigos para estar com um padre jovem em quem podiam confiar. Com centenas de jovens à procura de ensinamentos, Dom Bosco criou sua primeira obra – Oratório Festivo.
Depois de passar por diversos locais com seus jovens, em 1846 ele estabeleceu-se em Valdocco (Turim), onde fundou o Oratório Festivo São Francisco de Sales. A ideia inicial do Oratório Festivo, o levou a criar uma escola profissionalizante e, mais tarde, um internato para os jovens que não tinham moradia.
Em 1859 fundou a Sociedade São Francisco de Sales, cujos membros são conhecidos como Salesianos de Dom Bosco. Em parceria com Santa Maria Domingas Mazzarello, fundou em 1987, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas) com o intuito de oferecer às meninas jovens os mesmos cuidados que foram disponibilizados aos jovens. Dom Bosco morreu aos 73 anos, no dia 31 de janeiro de 1888.
Fonte: Adriano Zanetti (ex-Aluno)